Titulação dos Autores
Artigo 01
Telessaúde UERJ
Alexandra Maria Vieira Monteiro1-2,
Bruno Krause1, Edson Paulo Diniz1, Frederico Sá da Silva1,
João Paulo Pires das Neves1, Leonardo Bandeira Rodrigues1, Marta Rocha1,
Munique Valério Santos1, Rodrigo Santos1, William dos Santos1
1 Laboratório de Telessaúde. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2 Professora Associada da Faculdade de Ciências Médicas. Coordenadora do Laboratório de
Telessaúde. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Artigo 02
Experiência Brasileira do Programa Nacional Telessaúde Brasil
Ana Estela Haddad
Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de
Odontologia e Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia; Universidade de São Paulo. Coordenadora
do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, desde a sua criação em 2006 até 2011.
Artigo 03
Construindo a inteligência coletiva nas redes e fluxos locais de
informação do Programa Telessaúde Brasil
Carmen Verônica Mendes Abdala
Bibliotecária, Mestre em Ciências da Informação, Gerente de Serviços de Informação e Evidências na
BIREME/OPAS/OMS.
Artigo 04
A Rede Universitária de Telemedicina – RUTE
Luiz Ary Messina1, Nelson Simões2, Gorgonio Araújo3, Daniel Caetano4,
Wilson Coury5, José Luiz Ribeiro Filho6, Vanessa Macedo7, Max Moraes8, Thiago Lima Verde9
1Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina.
2Diretor Geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
3Diretor de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
4Gerente de Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
5Diretor de Gestão Corporativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
6Diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
7Coordenação de Gestão da Informação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.
8Assessor administrativo da rede RUTE.
9Assessor técnico da rede RUTE.
Artigo 05
Telemedicina e Telessaúde: Inovação e Sustentabilidade.
As experiências da Disciplina de Telemedicina (DTM) da Faculdade de Medicina da Universidade
de São Paulo
Chao Lung Wen
Professor Associado e Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP.
Presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde.
Coordenador do Núcleo São Paulo
do Programa Telessaúde Brasil Redes.
Artigo 06
Telecardiologia digital no estado do Rio Grande do Sul. Relato da
experiência em 12 anos
Adolfo Luiz Falcão Sparenberg
Coordenador do Centro de Telessaúde do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.
Coordenador de Telessaúde da Associação Médica de São Lourenço do Sul, RS, Brasil.
Board Member of the International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH).
Artigo 07
Tele-enfermagem UERJ: contribuições para a educação e o trabalho de
profissionais de saúde no Estado do Rio de Janeiro
Helena Maria Scherlowski Leal David1, Magda Guimarães de Araújo Faria2,
Ariane Faleiro Luiz3, Carlana Santos Grimaldi Cabral de Andrade4
1Doutora em Saúde Pública. Diretora e Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro, Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.
2Mestre em enfermagem. Professora substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de
Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
3Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
4Mestre em enfermagem. Professora substituta do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de
Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Artigo 08
Telefisioterapia: modificando paradigmas na educação
Kenia Maynard da Silva
Fisioterapeuta HUPE/UERJ. Doutoranda em Ciências Médicas, Programa de Pós-Graduação em Ciências
Médicas, Faculdade de Ciências Médicas; UERJ. Coordenadora de Telefisioterapia do Núcleo Técnico-
Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
Artigo 09
Telegeriatria: educação e pesquisa em Telessaúde e Telemedicina
Luciana Branco da Motta
Médica geriatra. Doutora em Saúde Coletiva. Coordenadora do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAIUERJ).
Coordenadora do Programa de Residência em Geriatria UERJ. Coordenadora de Telegeriatria do
Núcleo Técnico-Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
Artigo 10
Telemedicina em Ginecologia
Marco Aurélio Pinho de Oliveira1, Geraldo G. Gomes da Silveira2
1Professor Adjunto e Chefe da Disciplina de Ginecologia da FCM/UERJ. Chefe do Ambulatório de
Endometriose do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Membro do Board da AAGL - Minimally Invasive
Gynecology Worldwide.
2Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo CFM e AMB. Especialização em Oncologia
Ginecológica pela FFFCMPA. Cirurgião e Instrutor da Residência Médica do Serviço de Ginecologia
da Santa Casa de Porto Alegre. Coordenador da Ginecologia no Serviço Integrado de Videocirurgia
Avançada da Santa Casa de Porto Alegre. Coordenador do Centro de Endometriose CliniOnco - Porto
Alegre. Coordenador do SIG de Onco-ginecologia da RUTE. Membro da Câmara Técnica CREMERS.
Artigo 11
Telenutrição: mudando paradigmas na educação em saúde
Joyce do Valle1, Maria Thereza Furtado Cury2
1Doutora. Professor Adjunto do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
2Doutoranda PPGANS/ UERJ. Professor Assistente do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado
do Rio de Janeiro.
Artigo 12
Teleodontologia na formação dos profissionais de saúde
Ana Estela Haddad1, Mary Caroline Skelton-Macedo2
1Professora Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de
Odontologia e Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia; Universidade de São Paulo. Coordenadora
do Programa Telessaúde Brasil, do Ministério da Saúde, desde a sua criação em 2006 até 2011.
2Professora Doutora de Teleodontologia, Pesquisadora do Núcleo de Teleodontologia;
Universidade de São Paulo.
Artigo 13
Telerradiologia de Baixo-Custo: uma solução brasileira
Amit Bhaya1, Alair Sarmet2, Alexandra M. V. Monteiro3,
Jaime Grande Vela4, Leonardo V. Ferreira5, Paulo Bahia6, Elise Tonomura7
1Doutor em Engenharia Elétrica. Professor titular do NACAD/COPPE, Universidade Federal do Rio de
Janeiro.
2Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal Fluminense.
3Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas, Universidade do Estado
do Rio de Janeiro.
4Mestre em Engenharia Elétrica, com a empresa Elbit Systems.
5Bacharelado em Matemática. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica. Pós-doutorando no NACAD/COPPE/UFRJ
e analista de sistemas para CASNAV, RJ.
6Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio
de Janeiro.
7Mestre. Professora Assistente de Radiologia da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do
Rio de Janeiro.
Artigo 14
Nove Anos de Experiência em Teleconsultorias para Atenção Primária
Maria Beatriz Moreira Alkmim1, Júnia Xavier Maia2, Milena Soriano Marcolino3,
Lemuel Rodrigues Cunha4, Geisa Andressa Corrêa da Silva5, Renato Minelli Figueira6,
Antônio Luiz Ribeiro7
1Coordenadora Geral do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de
Minas Gerais (CTS HC UFMG), Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG).
2Coordenadora Clínica CTS HC UFMG.
3Coordenadora do Controle de Qualidade CTS HC UFMG.
4Gerente de Tecnologia da Informação CTS HC UFMG.
5Analista de dados CTS HC UFMG.
6Consultor de Gestão Econômico-financeira CTS HC UFMG.
7Coordenador Geral da Rede de Teleassistência de Minas Gerais (RTMG).
Artigo 15
Telessaúde Brasil Redes em Mato Grosso do Sul
Adélia Delfina da Motta Silva Correia1, Beatriz Figueiredo Dobashi2,
Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves3, Valeria Regina Feracini Monreal Duenhas4
1Odontóloga, Mestre em Saúde Coletiva, Coordenadora Estadual de Telessaúde, Secretaria de Estado
de Saúde de Mato Grosso do Sul.
2Médica, Sanitarista, Secretária de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul.
3Odontóloga, Doutora em Saúde Pública, Diretora Geral de Gestão Estratégica, Secretaria de Estado de
Saúde de Mato Grosso do Sul.
4Fonoaudióloga, Especialista em Gestão da Clínica nas Redes de Atenção à Saúde, Gerente Estadual do
Programa Telessaúde Brasil Redes, Coordenadoria Estadual de Telessaúde, Secretaria de Estado de
Saúde de Mato Grosso do Sul.
Artigo 16
SIG RUTE: Crianças e Adolescentes - Saúde & Medicina
Evelyn Eisenstein1, Mario João Junior2,
Suzy Santana Cavalcante3, João Joaquim Freitas do Amaral4
1Professora adjunta de Pediatria e Clinica de Adolescentes, Coordenadora de Telemedicina da
Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Equipe de Coordenação
do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina da Rede RUTE, Rede Universitária de
Telemedicina.
2Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Coordenador de TI da UNASUS/UERJ.
Gerente de Redes do L@MPADA - DTIES - FCM/UERJ.
3Professora Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Bahia. Universidade
Federal da Bahia (UFBA). Coordenadora do Núcleo Universitário de Telessaúde da UFBA.
Coordenadora Geral do Projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute) na UFBA. Membro da Equipe
de Coordenação do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina.
4Professor de Pediatria e Psicanálise da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Coordenador do Núcleo de Ensino, Assistência e Pesquisa da Infância Cesar Victora (NEAPI). Membro
da Equipe de Coordenação do SIG de Crianças e Adolescentes: Saúde & Medicina da Rede RUTE, Rede
Universitária de Telemedicina.
Artigo 17
SIG RUTE: Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade
Lilian Prates Belem Behring1, Luciana Assad2,
Rogério Marques3, Andreza Werli Alvarenga4, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro5,
Cleisiane Xavier Diniz6, Francis Solange Vieira Tourinho7, Sheila Saint Clair da Silva Teodósio8,
Taise Costa Ribeiro Klein9, Isabel CF da Cruz10, Aline Cristina Araújo Alcântara Rocha11,
Luiz Ary Messina12
1Enfermeira, Doutoranda e Mestre pela UFRJ, especialista em Terapia intensiva pela UERJ.
Coordenadora nacional do SIG de Enfermagem Intensiva e de Alta complexidade. Conselheira do
Coren-RJ.
2Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da
Faculdade de Enfermagem da UERJ; Chefe do Serviço de Treinamento e Avaliação de Enfermagem do
Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ.
3Coordenador de enfermagem do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ.
4Doutorado e Mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais;
Preceptora da graduação, pós-graduação e residência multiprofi ssional na área de Enfermagem em
Terapia Intensiva de adultos do Hospital Risoleta Tolentino Neves.
5Especialista em terapia intensiva; Mestrado e Doutorado pela USP; Professora assistente da Escola
Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
6Especialista em terapia intensiva; Mestrado em Enfermagem; Professora assistente da Escola Superior
de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
7Doutora e Mestre, Universidade Estadual de Campinas. Professora Adjunta do Departamento de
Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
8Mestre em Educação. Docente de ensino superior da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
9Mestre em Enfermagem. Coordenadora do Departamento de Enfermagem da Sociedade Catarinense
de Terapia Intensiva; Coordenadora SIG Enfermagem Intensiva e Alta Complexidade de Santa Catarina;
Enfermeira - UTI - Hospital Universitário – UFSC.
10Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal
Fluminense.
11Especialista em terapia intensiva. Docente da Universidade Estadual do Mato Grosso.
12Coordenador Nacional da Rede Universitária de Telemedicina.
Artigo 18
SIG RUTE: Residência Médica e Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Ênio Rogacheski1, Alair Augusto Sarmet dos Santos2
1Especialista e Mestre em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Médico Radiologista do Hospital de
Clínicas da Universidade Federal do Paraná. Vice-Presidente, Diretor Científi co e Coordenador da
Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico
por Imagem.
2Especialista e Doutor em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Professor Doutor da Universidade
Federal Fluminense. Membro da Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio
Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.
Artigo 19
SIG RUTE: Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Pediatria (RADPED)
Alexandra Monteiro1, Silvio Cavalcanti2,
Eduardo Just3, Alair A S Santos4, Tereza Filgueiras5,
Telma Sakuno6
1Doutor. Professora Associado de Radiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do
Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora SIG RADPED.
2Médico-radiologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
3Mestre. Médico-radiologista do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira.
4Doutor. Professor Associado de Radiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal
Fluminense.
5Mestre. Médica assistente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais.
6Doutor. Professora Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina.
Artigo 20
CRM Digital
Claudio Giulliano Alves da Costa
Médico. Presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).
Artigo 21
Simulação da hemodinâmica em um modelo anatomicamente detalhado
do sistema arterial do braço
Raúl Antonino Feijóo1, Mário Sansuke Maranhão Watanabe2,
Pablo Javier Blanco3
1Doutor em Engenharia Mecânica, COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador
do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Assistida por Computação Científica.
Coordenador de Ciência da Computação do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/
MCTI).
2Doutorando em Modelagem Computacional, Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
3Doutorado em Modelagem Computacional, LNCC. INCT em Medicina Assistida por Computação
Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
Artigo 22
Linha de produto de software para sistemas de informação em saúde
Artur Ziviani1, Antônio Tadeu Azevedo Gomes2,
Débora Christina Muchaluat Saade3
1Doutorado em Ciência da Computação, Université Paris 6 – Sorbonne Universités. INCT em Medicina
Assistida por Computação Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica
(LNCC/MCTI).
2Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio. INCT em Medicina Assistida por Computação
Científica (INCT-MACC). Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
3Doutorado em Ciência da Computação, PUC-Rio. INCT em Medicina Assistida por Computação
Científica (INCT-MACC). Instituto de Computação - Universidade Federal Fluminense (UFF).
Artigo 23
Engenharia de software em Telessaúde: aplicações e desafios
Elder Cirilo1, Ingrid Nunes2,
Darlinton Carvalho3, Gustavo Carvalho4, Alfredo Veiga5, Carlos Lucena6
1Doutor em Informática PUC-Rio.
2MSc em Informática PUC-Rio.
3MSc em Informática PUC-Rio.
4Doutor em Informática PUC-Rio.
5MSc em Informática PUC-Rio.
6Doutor em Ciência da Computação - Universidade da Califórnia em Los Angeles.
Artigo 24
Estimulação cognitiva através de ambientes virtuais inteligentes
Rosa M. E. M. da Costa1, Alberto Piovesana Neto2,
Dayanne A. de Oliveira3, Priscilla F. A. Braz4, Elie Cheniaux5, Maria F. Mauro6,
Vera M. B. Werneck7
1D.Sc Professora do Departamento de Informática e Ciência da Computação e do Programa de Pós-
Graduação do Instituto de Matemática e Estatística; Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UERJ).
2Bacharel Professor do Departamento de Informática e Ciência da Computação do Instituto de
Matemática e Estatística - UERJ.
3Bacharel Departamento de Informática e Ciência da Computação do Instituto de Matemática e
Estatística - UERJ.
4M.Sc Programa de Pós-Graduação do Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.
5D.Sc Faculdade de Ciências Médicas - UERJ.
6Bacharel Faculdade de Ciências Médicas - UERJ.
7D.Sc Departamento de Informática e Ciência da Computação e Programa de Pós-Graduação do
Instituto de Matemática e Estatística - UERJ.
Artigo 25
Simulation in Medical Education
Renato A. Luna1, Renata N. Aranha2,
Donn H. Spight3
1Minimally Invasive Surgery Fellow. Department of Surgery, Division of General Surgery, Oregon Health
and Science University.
2Adjunct Professor, Gynecology Department, Extension Coordenation - School of medicine State
University of Rio de Janeiro.
3Associate Professor and Medical Director of VirtuOHSU Surgical Simulation Center Department of
Surgery, Division of General Surgery, Oregon Health and Science University.
Artigo 26
Experiência do InCor em Sistemas de Informações em Saúde
Marco Antonio Gutierrez1, Marina de Fátima de Sá Rebelo2,
Umberto Tachinardi Andrade e Silva3, Sérgio Shiguemi Furuie4, Fábio Antero Pires5
1Professor Livre-Docente. Instituto do Coração – HCFMUSP.
2Ph.D. Pesquisadora. Instituto do Coração – HCFMUSP.
3MSc. Chief Research Information Offi cer na University of Wisconsin-Madison.
4Professor Titular. Escola Politécnica – Universidade de São Paulo.
5PhD. Pesquisador. Instituto do Coração – HCFMUSP.
Artigo 27
Avaliação da Produtividade no Processamento dos Dados em um Curso de
Pós-graduação Lato Sensu da UNASUS/UFMA na Modalidade a Distância utilizando o Sistema de Monitoramento (SIM)
Ana Emilia Figueiredo de Oliveira1, Rômulo Martins França2,
Elza Bernardes Ferreira3, Marcelo Henrique Monier Alves Júnior4
1Pós-Doutora, Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenadora Geral da
UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
2Mestre, Professor assistente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Coordenador Tecnológico
da UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
3Mestre, Professora substituta da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Supervisora do curso de
especialização à distância de Saúde da Família UNASUS/UFMA, São Luis, Maranhão, Brasil.
4Bacharel em Sistema de Informação, Universidade CEUMA, Administrador AVA UNASUS/UFMA, São
Luis, Maranhão, Brasil.
Artigo 28
Rede ePORTUGUÊSe: uma nova ferramenta para os países de língua portuguesa
Regina L.S.Ungerer
Médica, MsC, Especialista em Diplomacia da Saúde e Saúde Global Organização Mundial da Saúde.
Artigo 29
Technological Innovation and eHealth over the years: An International
perspective
Yunkap Kwankam, PhD
CEO, Global eHealth Consultants (GeHCs). Executive Director, International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH).
Artigo 30
Med-e-Tel and ISfTeH – Making the Telemedicine/eHealth together
Malina (M.) Jordanova, MD, PhD1, Frank (F.) Lievens2, Frederic (F.)
Lievens3
1Space Research & Technology Institute, Bulgarian Academy of Sciences, Sofi a 1113, “Acad. G. Bonchev”
Str. , Bl. 1, Bulgaria. Coordinator Educational Program Med-e-Tel, Bulgaria.
2Board Member and Secretary, International Society for Telemedicine & eHealth, St. Urbangasse 2, 8001
Zurich, Switzerland. Director Med-e-Tel, c/o TSI bvba (Med-e-Tel secretariat), Waardbeekdreef 1, 1850
Grimbergen, Belgium.
3International Coordinator Med-e-Tel, Waardbeekdreef 1, 1850 Grimbergen, Belgium. Etn. Lievens-Lanckman
bvba, Waardbeekdreef 1, 1850 Grimbergen, Belgium.
Artigo 31
Telemedicine in the Asia-Pacific Region Transmitted Over a Research and Education Network
Shuji Shimizu, MD1, Kuriko Kudo, PhD2, Yasuaki Antoku, MS3,
Hu Min, BS4, Nobuhiro Torata, BA5, Yasuichi Kitamura, PhD6, Koji Okamura, PhD7,
Naoki Nakashima, MD8
1Department of Endoscopic Diagnostics and Therapeutics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
2Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
3Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Department of
Medical Informatics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
4Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
5Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
6National Institute of Information and Communications Technology, Tokyo, Japan.
7Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Research
Institute for Information Technology, Kyushu University, Fukuoka, Japan.
8Telemedicine Development Center of Asia, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan. Department of
Medical Informatics, Kyushu University Hospital, Fukuoka, Japan.
Artigo 32
Mobile Learning in eHealth: Increasing Learning Options by Supporting the Mobility of
Learners in Developing Contexts
Philip Uys, PhD1, James Brann, MEd2, Tim Klapdor, BA3,
Megan Smith, PhD4
1Associate Professor. Director, Strategic Learning and Teaching Innovation and Mobile Learning
Sponsor, Division of Learning and Teaching Services, Charles Sturt University, Australia.
2Manager, Regional & Remote Learning Support Academic Support, Charles Sturt University, Australia.
3Graphic Design. Innovation Technology Offi cer and mLearn Project Manager Division of Learning and
Teaching Services, Charles Sturt University, Australia.
4Associate Professor. Sub Dean - Workplace Learning Faculty of Science, Charles Sturt University, Australia.
Artigo 33
De la teleradiologia al trabajo radiológico em red: nuevas perspectivas
Lluís Donoso Bach
Director Centre de Diagnòstic per la Imatge Clínic Hospital Clínic. Barcelona. UDIAT Centre Diagnòstic, Institut
Universitari Corporació Sanitaria Parc Taulí Sabadell.
Artigo 34
Electronic Waste – A Growing Concern for the Health Sector
Richard E. Scott, PhD1, Palacios M, PhD2, Maturana T3
1Office of Global e-Health Strategy, Faculty of Medicine, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
Associate Professor, Faculty of Medicine, Department of Community Health Sciences, University of
Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
2Office of Global e-Health Strategy, Faculty of Medicine, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
Assistant Professor, Faculty of Medicine, Department of Family Medicine, University of Calgary, Calgary,
Alberta, Canada.
3Undergraduate Business Program, University of Calgary, Calgary, Alberta, Canada.
Artigo 35
Muito além do Prontuário Eletrônico: Uma visão sintética, e parcial, do
desenvolvimento da área de Informações em Saúde nos Estados Unidos
Umberto Tachinardi, Eneida A Mendonça
University of Wisconsin – Madison.
Artigo 36
Telemedicina: cuidado médico do futuro tornando-se realidade
Antonio C. Marttos, Jr., MD1, Fernanda M. Kucharian, MPH2, Phillipe Abreu-Reis
3
1Médico,Professor Assistente de Cirurgia, Diretor de Trauma Telemedicina, William Lehman Injury
Research Center. Divisão de Cirurgia de Trauma e Cirurgia de Cuidados Intensivos, Departamento
de Cirurgia, Univeristy of Miami Miller School of Medicine, Ryder Trauma Center, Jackson Memorial
Hospital.
2Mestrado de Saúde Pública, Gerente de Apoio à Pesquisa, William Lehman Injury Research Center.
Divisão de Cirurgia de Trauma e Cirurgia de Cuidados Intensivos, Departamento de Cirurgia, Univeristy
of Miami Miller School of Medicine, Ryder Trauma Center, Jackson Memorial Hospital.
3Médico, Universidade Federal do Paraná, Observer, William J. Harrington Training Program for Latin
American, University of Miami Miller School of Medicine.
Artigo 37
Telerradiologia: Realidades y cuestionamientos de su implementación em
Latino América al 2012
Rodrigo Restrepo González
Radiólogo Musculo-esquelético. Magister en Epidemiologia Clínica.
Artigo 38
O HUPE e os Físicos
Alberto Santoro
Doutor em Física pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot. Professor titular do Instituto
de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Artigo 39
O Brasil e a Internet Ubíqua: Avanços e Perspectivas
Antonio Eduardo Ripari Neger
Presidente da Associação Brasileira de Internet (ABRANET). Engenheiro formado pela Unicamp,
advogado formado pela PUC-Campinas, empresário do setor de tecnologia, responsável técnico pelos
projetos de Pesquisa e Desenvolvimento apoiados pela FINEP-MCT: RuralMAX, RuralMAX Amazônia,
Plataforma Brasileira de Bloqueio de Radiocomunicações e RuralMAX PNBL.
Artigo 40
Normatização, regulação e legislação para o Teletrabalho
Álvaro Augusto Araújo Mello1, Wolnei Tadeu Ferreira2
1Administrador de empresas. Mestre pela EAESP-FGV e Doutor pela FEA/USP. Professor na BSP
Business School São Paulo onde coordena o CETEL Centro de Estudos e Pesquisas de Teletrabalho e de
Alternativas de Trabalho. No CRA-SP é conselheiro e vice-coordenador do CTMC Grupo de Excelência
em Conectividade Tecnológica e Mobilidade Corporativa. Fundador e atual presidente da Sociedade
Brasileira de Teletrabalho e Teleatividade (SOBRATT). Membro do Conselho Científico do International
Telework Academy (ITA).
2Advogado e administrador de empresas, com especialização em Administração de Recursos Humanos,
com concentração em Relações Sindicais. Membro convidado do Conselho Superior Jurídico da FIESP.
Diretor Jurídico da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e da Sociedade Brasileira de
Teletrabalho e Teleatividades (SOBRATT).
Artigo 41
A Inovação Tecnológica em Educação e Saúde: Um caminho promissor
Marinilza Bruno de Carvalho1, Mariane Wandenkolk Vieira2
1Doutora. Professora Adjunta e Diretora do Departamento de Inovação da Uerj - InovUerj.
2Bacharel em Direito. Apoio Jurídico ao InovUerj.
Artigo 42
Direitos autorais e conexos: o indispensável para proteger uma obra
Elvira Carvajal
PhD em Bioquímica. Pesquisadora em biotecnologia e em propriedade intelectual, professora
de biologia celular, regulamentação da propriedade industrial e da proteção do meio ambiente.
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI. Pós-doc
em Biologia Molecular. Bacharel em Ciências Jurídicas.
Artigo 43
Educação a Distância na UERJ
Hilda Maria Montes Ribeiro de Souza1, Patricia Seefelder de Assis2,
Celly Cristina Alves do Nascimento Saba3, Fátima Kzam Damasceno de Lacerda4,
Lígia Silva Leite5, Marinilza Bruno de Carvalho6
1Doutora em Saúde Pública ENSP/FIOCRUZ. Professora Adjunto da Faculdade de Odontologia (FO/UERJ).
Assessora Centro Biomédico da Uerj.
2Doutora em Informática pela PUC/RJ. Responsável pela área de EAD do Instituto Politécnico (IPRJ/UERJ).
3Doutora em Ciências Biológicas pela UFRJ; Instituto de Biologia (IBRAG/UERJ); Coordenadora da COPEI/SR1/Uerj.
4Doutora em Meio Ambiente pela UERJ; Instituto de Química (IQ/UERJ), CEDEJ.
5Doutora em Educação por Temple University / USA. Faculdade de Educação (FE/UERJ).
6Doutora em Educação pela UFRJ. Professora Adjunto do Instituto de Matemática (IME/UERJ);
Coordenadora da CATED.
Artigo 44
Formação de recursos humanos em saúde: tecnologias de informação e
comunicação como recurso didático no Programa FAIMER Brasil
Vera Lúcia Garcia1, Paulo Marcondes de Carvalho Júnior2
1Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP-EPM.
2Doutor em Engenharia Biomédica pela FEEC/Unicamp.
Artigo 45
Piraí Digital: Inovação em Políticas Públicas de Educação e Saúde
Franklin Dias Coelho1, Maria Helena Cautiero Horta Jardim2
1Universidade Federal Fluminense.
2Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Artigo 46
Gestão em Saúde
Denizar Vianna Araujo
Professor Adjunto do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Ciências Médicas, da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Artigo 47
O mercado educativo em saúde no Estado do Rio de Janeiro: análise da
oferta para a formação profissional de nível superior
Celia Regina Pierantoni1, Tania França2,
Carinne Magnago3, Ana Claudia Pinheiro Garcia4,
Dayane Nunes Nascimento5, Rômulo Gonçalves de Miranda6
1Médica. Pós-doutora em Medicina. Professora associada do Instituto de Medicina Social da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).
2Estatística. Doutora em Saúde Coletiva. Professora adjunta do IMS/UERJ.
3Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Pesquisadora na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de
Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
4Cientista social. Doutora em Saúde Coletiva. Pesquisadora na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede
de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
5Acadêmica de Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Bolsista de Iniciação Científi ca PIBIC na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de
Recursos Humanos em Saúde.
6Acadêmico do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Iniciação
Científica na Estação de Trabalho IMS/UERJ da Rede de Observatório de Recursos Humanos em Saúde.
Artigo 48
Infocultura: uma barreira de acesso à educação permanente?
Márcia Maria Pereira Rendeiro1, Cristine Vieira2,
Débora LúciaTeixeira Medina de Figueiredo3
1Doutora em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Coordenadora de Teleodontologia do Núcleo
Técnico-Científico Rio de Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
2Doutoranda em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Mestre em Saúde Pública – ENSP/Fiocruz.
Teleconsultora de odontologia do Núcleo Técnico-Científi co Rio de Janeiro - Programa Telessaúde
Brasil Redes.
3Mestre em Odontologia UERJ. Teleconsultora de odontologia do Núcleo Técnico-Científico Rio de
Janeiro - Programa Telessaúde Brasil Redes.
Artigo 49
Novas Tecnologias em Patologia Clínica
José Firmino Nogueira Neto1, Ricardo Brito de Oliveira Junior2
1Doutor em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela UERJ. Professor Adjunto do Departamento
de Patologia e Laboratórios da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Professor Coordenador
e Orientador do Programa de Pós Graduação stricto-senso em Saúde, Medicina Laboratorial e
Tecnologia Farense da UERJ. Coordenador da disciplina de Patologia Clínica da Faculdade de Ciências
Médicas da UERJ. Coordenador do Laboratório de Lípides – LabLip da Faculdade de Ciências Médicas
da UERJ.
2Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense na UERJ. Professor dos módulos
de Bioquímica Clínica, Urinálise e Fluídos Biológicos na Especialização em Ciências do Laboratório
Clínico da UFRJ. Professor do módulo de Bioquímica Clínica da Especialização em Análises Clínicas da
Fundação Técnica Educacional Souza Marques. Professor do módulo de Urinálise e Fluídos Biológicos
da Especialização em Análises Clínicas da Universidade Castelo Branco.
Artigo 50
Inovação, Empreendedorismo e Negócios Tecnológicos em Universidades
e Institutos de Pesquisa Públicos – IPPs no Cenário Pós-lei de Inovação,
no Brasil – Uma Breve Revisão Bibliográfica
Branca Terra
Doutora na Área de Inovação e Organização Industrial, Professora, Líder do Grupo de Pesquisa
Inovação e Sociedade e Pro cientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade do
Estado Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Administrativas – DCA. Faculdade de Administração e
Finanças – FAF. Centro de Ciências Sociais - CCS.
Artigo 51
Ensino à distância: desafios e perspectivas desta metodologia de
aprendizagem para treinar e capacitar em gerenciamento de risco sanitário os profissionais de
saúde na Rede Sentinela
Dalila Passos Pereira da Silva1, Maria Angélica Paixão Maioli2,
Fernanda Siqueira Taboada Fontanella3, Diogo Penha Soares4
1Gerente de Risco Sanitário do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Mestranda em Saúde,
Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense.
2Especialista em Vigilância Sanitária de Medicamentos, Mestranda em Saúde, Medicina Laboratorial e
Tecnologia Forense, membro da Gerência de Risco Sanitário do Hupe.
3Especializanda em Farmacologia, membro da Gerência de Risco Sanitário do Hupe.
4Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, CVISS/ NUVIG/Anvisa.